×

O que é?

A dermatologia pediátrica é responsável por tratar as patologias da pele em bebês, crianças e adolescentes. Segundo estudos epidemiológicos, as doenças dermatológicas são responsáveis por cerca de 20 a 30% das consultas em ambulatórios e emergências de Pediatria.

 Crianças apresentam várias doenças na pele. Podemos citar as doenças genéticas como as ictioses e a epidermólise bolhosa e também lesões que vem desde o nascimento, como os nevos melanocíticos (pintas) e os hemangiomas. 
Há ainda com frequência em crianças várias doenças inflamatórias como a dermatite atópica e a dermatite seborreica e doenças infecciosas como verrugas, molusco contagioso e impetigo. Vamos falar um pouco sobre as mais comuns.

 

A dermatite atópica é crônica e se caracteriza pela presença de pele seca e manchas com prurido (coceira). Seu surgimento é mais comum nas dobras dos braços e na parte posterior dos joelhos. Não é uma doença contagiosa. A dermatite atópica pode também vir acompanhada de asma ou rinite alérgica. O tratamento depende da gravidade da doença e inclui sempre o uso de hidratantes e cuidados para evitar o ressecamento da pele.

A acne dos bebes é a acne neonatal. Tem início por volta de 03 semanas de vida e normalmente tem melhora espontânea. No entanto, a acne pode ocorrer nas crianças e muitas vezes estar associada a alterações hormonais. A acne que tem início principalmente entre 1 e 7 anos deve ser avaliada por um pediatra, dermatologista ou endocrinologista. Acne com início após os 07 anos muitas vezes está associada à adrenarca precoce e também deve ser avaliada. É importante cuidar da acne em todas as idades pois pode causar manchas e cicatrizes na pele.

Se seu filho apresenta alguma lesão na pele converse com seu pediatra para avaliar se é necessária a avaliação de um dermatologista. 

SUBIR